Case Gerdau

unnamed.jpg

Fomos desafiados pela Gerdau com o seguinte objetivo: Tornar os processos da aciaria mais eficientes. A Aciaria é a unidade da usina siderúrgica onde o ferro-gusa é convertido em aço. Após visitas na fábrica, entrevistas com os operadores e gestores do setor, mapeamos os processos e entendendo os maiores gargalos de produção. Com estas informações, desenvolvemos uma solução em software que, além de aumentar a produtividade do setor tomando melhores decisões de sequenciamento de produção, reduz significativamente o tempo de planejamento. Estas mudanças afetaram tanto na diminuição das perdas do processo, quanto no melhor aproveitamento dos recursos envolvidos, impactando assim no fluxo de caixa do setor. Além disso, trouxeram para os gestores dados importantes sobre o processo, gerando previsões mais precisas e novos modos de conduzir o sequenciamento.
 

Para este problema, utilizamos nossa expertise em pesquisa operacional, modelamento matemático e inteligência artificial e, após algumas iterações, chegamos em uma solução robusta, precisa e matematicamente ideal para o problema. Além disso, desenvolvemos uma interface gráfica baseada na usabilidade e experiência do usuário, garantindo simplicidade de manuseio e inexistência de pré-requisitos ou treinamento, de modo que faz sentido para a sua realidade de uso.


O projeto agora está em fase de expansão para outras unidades da Gerdau que poderão contar com o mesmo aumento de produtividade e redução de complexidade operacional!


Entenda como a EVCOM pode ajudar a sua indústria a ter estes resultados! Somos experts em resolver problemas difíceis na indústria e no varejo com o uso de tecnologias, inserindo a sua indústria na era digital.